Influência política no mundo digital é muito mais do que curtidas, saiba agora o que você deve avaliar.
A consultoria Quest é a autora do IPD (índice de popularidade digital) publicado pela Folha de São Paulo. Esse índice tem acompanhado semanalmente os candidatos à prefeito de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba. Por meio de estatísticas, os candidatos são ponderados de acordo com a importância de seis itens analisados e posicionados em uma escala de 0 a 100, em que quanto maior a nota maior também é a sua popularidade.
Para se dizer que alguém é popular ou influente no meio digital, há um modelo matemático que avalia o candidato em seis dimensões diferentes.
Mas quais itens são esses e o que é necessário analisar para saber se um político é realmente influente no mundo digital?
Confira a lista dos seis fatores e também nossas dicas do que você deve observar em cada um deles, para saber se você tem o que é necessário para ser um político influente no mundo online.
FAMA - Números só não importam se você não sabe o que fazer com eles.
O número de seguidores não significa número de eleitores, nem é mais importante que o número de pessoas cadastradas nas suas listas de transmissão. Mas quem não liga para os números é porque não sabe o que fazer com eles. Então focar em aumentar o número de seguidores terá um efeito muito significativo na sua popularidade digital.
Não caia na besteira de comprar seguidores para aumentar o número em si, foque em gerar conteúdo de valor para alcançar cada vez mais pessoas com a sua mensagem.
Vale também investir em anúncios nas redes sociais (respeitando o que é imposto para perfis políticos) para não depender apenas do crescimento orgânico.
ENGAJAMENTO - É o resultado do impacto que o seu conteúdo causa nas pessoas
A interação dos seus seguidores é reflexo do seu bom conteúdo, pois as pessoas deixam as suas curtidas quando gostam dos posts. O comentários significam que a pessoa se sentiu impactada o suficiente pra te deixar um feedback, uma pergunta e até uma mensagem movida pela emoção (Seja ela boa ou não). Essas são as suas principais interações analisadas no índice de popularidade neste item.
Analisar essas métricas é essencial para entender o comportamento do seu público e ainda usá-los como fonte de conteúdo. Além de que quanto mais interação, mais relevância e alcance os algoritmos te dão dentro das redes sociais.
MOBILIZAÇÃO - Amplia a sua mensagem por meio de outras pessoas
Essa dimensão avalia apenas o compartilhamento das suas postagens, ou seja, o seu conteúdo foi tão bom que fez o seu seguidor lembrar de alguém que precisa saber daquilo também ou ele se identificar a ponto de compartilhar aquilo no próprio perfil.
O segredo de conseguir com que as pessoas interajam com você é primeiro você interagir com elas. Converse com o seu seguidor através de comentários e directs, estimule a interação nos stories com vídeos falando diretamente com ele, perguntas e enquetes em que ele possa interagir com você de maneira fácil e simples.
VALÊNCIA - Reações são sempre bem-vindas para o algoritmo
Essa é a contagem das reações positivas e negativas que você recebe nas redes sociais, e quanto mais positivo melhor. Produzindo um conteúdo autêntico, sincero e informativo você não terá dificuldades com isso.
E encare os feedbacks negativos como uma chance de ouvir a opinião do seu seguidor e poder esclarecer pontos que possam também ser a dúvida de outras pessoas. Esse é o momento de "educar" a sua audiência e conquistar o eleitor que ainda estiver em dúvida de que você é o candidato certo.
PRESENÇA - Avance em territórios digitais
Estar presente em diversas redes sociais alcança mais pessoas com perfis diferentes, já que cada plataforma tem um público com interesses diferentes.
Então, se possível, esteja no Facebook criando um conteúdo que gere emoções, esteja no Instagram gerando relacionamento nos stories, no Twitter defendendo as suas ideias e bandeiras, no Youtube com um conteúdo mais denso e completo que as pessoas precisam saber através de você e no WhatsApp informando e conversando com a sua lista de transmissão.
E não basta ter um perfil com posts programados, é preciso estar presente e colocar a sua linguagem e imagem nessas redes. Portanto inclua na sua rotina a criação e postagem online de stories e responda a sua audiência. Tudo bem contar com uma equipe para te ajudar, mas é necessário a SUA presença para humanizar e criar relacionamento com quem te segue.
INTERESSE - Quem não é visto, não é lembrado
Ser procurado no Google, no Youtube e no Wikipedia significa que as pessoas estão interessadas em saber mais sobre você. Quanto mais as pessoas digitarem o seu nome nas barras de pesquisa, mais relevante a sua popularidade.
Utilize da ferramenta de SEO para estar bem posicionado no Google e fazer com que os seus principais canais e notícias aparecem por primeiro nas buscas, produza no YouTube um conteúdo mais denso e informativo sobre os assuntos que você defende e que as pessoas precisam saber. E tenha no Wikipedia uma biografia que te defina e que seja positova para construir a sua imagem política.
Independente de estar ou não em campanha, use esses 6 aspectos para medir a sua influência digital. A sua comunicação política precisa ser boa e para isso, você precisa saber como avaliá-la.
Afinal de contas: Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve.
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