Saiba de uma vez por todas quais são os maiores gastos em uma campanha eleitoral!
Muita gente acaba se iludindo achando que campanha eleitoral vive a base de sonho. É claro que acreditar na candidatura é o primeiro passo para se fazer uma campanha de sucesso.
Mas, também é preciso saber que campanha custa, e quem diz o contrário ou está mentindo ou não sabe o que está falando.
Por isso resolvi fazer esse texto para esclarecer um pouco o mito da campanha sem dinheiro. É claro que existem EXCEÇÕES de campanhas com baixo investimento que acabaram por custar muito menos e atingir muito mais resultado, fruto de mobilização e um preparo muito forte antecipadamente. Porém, como disse são exceções e você deve trabalhar com possibilidades e não com exceções.
O que vou te apresentar agora são as possibilidades de custo de uma campanha e caberá a você saber onde vai destinar o seu investimento.
Reforço mais uma vez que é necessário sim ter dinheiro. E tão necessário quanto o dinheiro é a utilização inteligente em sua campanha eleitoral.
O primeiro ponto que trago quando se fala em gastos de campanha eleitoral é a consciência de que até mesmo influenciadores ou pessoas conhecidas fora da política gastam para ter maior visibilidade e alcance da mensagem. Logo, é um tanto amador pensar que uma campanha política não deve investir para alcançar mais pessoas e ser realmente visto por elas.
Afinal, o que é uma campanha eleitoral se não uma grande estratégia de comunicação?
Se você pensar que o candidato é uma MARCA POLÍTICA fica fácil de entender que uma campanha eleitoral é a "empresa" responsável por "vender" essa marca (quer mais argumento que uma campanha é uma empresa? É só lembrar do CNPJ de campanha).
E para vender essa marca, temos que ter um investimento em marketing muito bem elaborado e direcionado para seu público alvo. Uma campanha é uma empresa e precisa ter "estrutura" de empresa. Para te ajudar elenquei quais são os dois principais gastos de uma campanha eleitoral
Confira agora os dois principais gastos de uma campanha :
1° - Pagamento de pessoas - Cabos eleitorais, para estarem 100% na sua campanha, precisam ser pagos. Lembre que essas pessoas estão trabalhando para a sua “empresa chamada campanha”, vendendo a marca dessa empresa. Logo, essas pessoas devem ser remuneradas por esse trabalho.
Outro custo que você tem é com o pagamento de equipe de comunicação e marketing político que pode ser menor e ir crescendo ao longo dos meses até chegar em sua campanha eleitoral. Mas ter alguem profissional que conduza suas estratégias de marketing e cuide da sua marca política dentro e fora das redes é essencial.
Outros custos de uma campanha envolve equipe de mobilização, secretários, contador, jurídico dentre outros. Por isso é preciso saber que você terá um custo mensal em sua campanha e deve ter verba para isso.
2° - Divulgação - Hoje existem dois formatos de divulgação e ambos custam. O primeiro é nas ruas, através de panfletos e bandeiras.
Essa estratégia é importante para a massificação da imagem. Imagine um eleitor que você falou no início de setembro. Qual a probabilidade dele esquecer de você no primeiro domingo de outubro? Altíssima! Mas se ele sair na rua e sempre ver um panfleto seu, uma bandeira sua, ele sempre terá sua imagem e, principalmente, seu número na cabeça.
Logo para isso você tem um gasto com panfletos, jornais, praguinhas, bandeiras e adesivos de carro. Esses são os itens que são permitidos para uso e distribuição pela justiça eleitoral. É um gasto significativo, apesar de não chegar perto do gasto com pessoal que normalmente é o maior custo de campanha.
A segunda forma de divulgação é por meio do uso de redes sociais. Atualmente, o impulsionamento é fundamental nas eleições.
Contudo, tem que ter uma segmentação muito bem feita, senão é dinheiro jogado fora. Por isso é importante ter um gestor de tráfego experiente na área política.
Agora, o que seria uma grande quantia? Isso é muito relativo a partir do formato da sua campanha, da sua região, da escolha do partido, da quantidade de votos que pretende fazer e o ideal é buscar ajuda de quem entende do assunto e principalmente do cenário político da sua região.
Obviamente, que se você tem uma estratégia bem montada e organizada, vai gastar menos, mas nem por isso vai deixar de gastar, e quanto antes você se conscientizar disso, melhor.
E vale sempre o alerta: Cuidado para não gastar dinheiro a toa!
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