Sabemos que pré-campanha é o momento que antecede a campanha eleitoral a ser disputada, logo tudo o que antecede o pleito para quem deseja disputar uma eleição, pode ser considerado "pré-campanha".
Porém, em ano eleitoral a coisa precisa ficar mais organizada e estruturada de maneira clara para que os seus objetivos se concretizem. Deixar para pensar no que precisa fazer na cara do gol, pode ser um risco alto demais para correr.
Esse é um pequeno checklist de pré-campanha para ano eleitoral que se você ainda não tem planejado, é hora de se organizar, pois como diria o saudoso Geovanni Improtta:
"O tempo ruge e a Sapucaí é grande"
E para te ajudar nessa tarefa, deixo abaixo 6 ações essenciais para executar, em período de pré-campanha. Confira:
Monte sua equipe
Desde agora é fundamental você já saber quem vai ajudar o candidato durante a campanha e a escolha de bons profissionais, pode levar tempo, por isso comece o quanto antes. Como dica, oriento que comece com esses três profissionais:
Seu coordenador de campanha
O responsável pela comunicação
Quem irá cuidar da agenda
Quanto antes esses profissionais estiverem integrados na equipe, mais tempo eles terão para pegar o jeito do candidato e mostrar sua forma de trabalho.
Intensifique encontros com lideranças
Saber quem vai pedir votos para o candidato é fundamental, e tão importante quanto é estar próximo dessas lideranças, para que elas sintam que tem proximidade com o político. Por isso é muito importante se reunir com lideranças para fortalecer o relacionamento. Angariar apoios é importante e fara a campanha mais forte!
Se fazer conhecido
Um candidato desconhecido, com raras exceções, não ganha eleição.
Sua comunidade e potenciais eleitores tem que o conhecer e ter alguma referência positiva sobre você, suas ideias e o seu trabalho e existem duas formas de fazer isso. Os dois próximos passos estão alinhados com esse objetivo.
Organize pequenas reuniões
Organizar pequenas reuniões domiciliares de pré-campanha é uma forma de fazer com que as pessoas te conheçam de uma maneira mais próxima.
Para começar, peça para os cabos eleitorais realizarem reuniões com 10 ou 15 pessoas, cuidando com precauções necessárias para o período pandêmico que vivemos.
Essas pessoas, se convencidas corretamente, pedirão votos para o candidato durante a eleição. Essa atitude pode parecer pequena diante do todo, mas garanto que é um trabalho de formiguinha que traz resultado.
Vamos fazer uma conta simples: Se você fizer em uma semana 5 reuniões domiciliares com 10 pessoas, você falou com 50 pessoas. Se cada uma delas te der 10 votos, já temos 500 votos!
Entendeu agora a importância dessa ação?
Ter uma rede social com engajamento
É claro que o crescimento das suas redes e o alcance da sua mensagem precisa chegar para cada vez mais pessoas, mas não basta ter uma rede social com muitos seguidores ter o conteúdo todo "bonitinho" se eles não engajam.
Estou falando de perfis com 30, 40 mil seguidores onde a maioria dos conteúdos não chega a 50 curtidas.
Você precisa montar uma estragégia para fazer o seguidor interagir com o candidato.
Enquetes, vídeos curtos, fotos com realizações, são bons mecanismos para fazer o seguidor reagir às publicações. Use também postagens patrocinadas. Se fazer conhecido é fundamental e o quanto antes você começar a sua estratégia de engajamento, melhor será. Comece já!
Faça o lançamento da sua pré-candidatura
Não precisa ser um mega evento. Pode ser um evento pequeno, porém significativo e impactante. Não adianta colocar 50 pessoas em uma quadra de futebol e também não precisa colocar mil pessoas em um espaço onde as pessoas não conseguem nem andar.
Ache um equilíbrio onde as pessoas que vão no seu evento tenham a chamada “sensação de vitória”. As pessoas só vão fazer a sua campanha com afinco se elas acreditarem que você vai ganhar, por isso esse evento é tão importante!
E agora que você já sabe mais sobre essas ações, que tal estabelecer prazo para cada uma delas?
Um abraço e até breve!
Gisele Meter.
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