Aprenda como tornar seu perfil político e seus conteúdos mais interessantes para os seus seguidores.
Um desafio cada vez maior para o consumo de conteúdo digital é reter a atenção das pessoas. Com a oferta de temas e formatos de todos os tipos, ter quem dedique tempo para consumir e interagir com o que você publica é algo não somente recompensador, como cada vez mais desafiador.
E quando falamos em assuntos políticos então, subimos a régua do desafio, não somente pelo tema em si, mas também pela forma como ele é abordado que muitas vezes não é compreendido pelo cidadão comum.
Por isso, cada vez mais conhecer seu público e direcionar mensagens para grupos de pessoas se torna tão necessário. É o tal do “conheça a sua persona” que muitos marqueteiros falam.
É tolice achar que você consegue atingir “todo mundo” com uma única postagem.
Tem gente que vai ver e se interessar, tem gente que não vai ver, outros não vão se interessar a ponto de reagir e tá tudo bem.
O erro é supor que todos os seus seguidores vão adorar tudo o que você publica, pode ter certeza, não vão! E está tudo bem se você tiver consciência disso.
É claro que você tem que buscar cada vez mais o engajamento de quem te segue, para que seu conteúdo tenha maior alcance, afinal, uma coisa puxa a outra, mas quando você sabe exatamente para quem você está direcionando aquele conteúdo a coisa fica mais realista.
Vamos voltar a falar da tal persona. Pense você e seus amigos, provavelmente existem grupos dentro do seu círculo social que são completamente diferentes entre si e não faz sentido você chegar falando de um assunto que super engaja em um grupo, falando em outro nada a ver.
As pessoas além de estranhar, ainda vão fazer com que você corra o risco de falar sozinho.
Com personas é semelhante. Imagine que dentro dos seus seguidores, existem também “grupos de seguidores” que você deve direcionar a sua mensagem. O seu desafio é saber quem são essas personas e construir conteúdos para elas, diversificando temas e formatos.
É claro que existem temáticas que engajam de maneira geral, como o caso de selfies, fotos de família e conteúdos mais pessoais, mas o que estamos falando aqui são de conteúdos políticos que geram interesse nas pessoas.
Por isso trago 5 itens fundamentais que você deve analisar para criar posts políticos interessantes, confira:
01. Conheça a sua audiência (estude seu público)
Quando eu pego um novo cliente, passo semanas tentando entender quem são as pessoas que consomem o seu conteúdo.
Para conhecer, além de olhar métricas básicas, procuro criar stories de interação, olhar comentários no Facebook, no Instagram e em outras redes, para ir aperfeiçoando a criação do conteúdo direcionado. Não dá para colocar todo mundo no mesmo balaio e produzir conteúdo a granel.
Cada vez mais os conteúdos devem ser personalizados para que se tornem interessantes.
Outro alerta que te faço é saber diferencias seus públicos dentro dos seus próprios canais. Às vezes seus seguidores do Facebook, tem um perfil completamente diferente dos seus seguidores do Instagram e é preciso estar atento a isso.
02. Alinhe as expectativas entre político e equipe (todo mundo deve saber para onde vai)
Ter uma boa conversa de alinhamento entre político e equipe, ajuda para que não exista cabo de guerra dentro de casa. Isso porque em algumas situações, o político tem um pensamento sobre a sua criação de conteúdo e a equipe tem outra.
É preciso ficar claro em que área o político atua: Se ele é municipalista, temático, midiático ou partidário e a partir daí traçar caminhos de conteúdo porque o público dele provavelmente será interessado naquilo que ele acredita, defende e trabalha.
Nada de cada um sair puxando a corda para um lado quando o assunto é ampliar a mensagem política e tornar seus conteúdos mais interessantes, todo mundo alinhado, puxando a corda para o mesmo lado para ganhar o cabo de guerra da atenção das pessoas.
03. Saiba quais conteúdos funcionaram antes (busque inspiração dentro do seu conteúdo)
Observe o que funcionou anteriormente e aposte novamente em conteúdo semelhante, porém mais atual.
Veja também formatos (fotos, cards, vídeos) que mais funcionaram repagine de acordo com a sua realidade e traga novamente em forma de post. As chances de você acertar a mão novamente são mais altas do que se você tivesse que pensar algo do zero.
Só cuide com o timing da coisa. Existem conteúdos que só funcionam para aquele determinado momento e depois não fazem mais sentido. Fique atento quanto a isso.
04. Converse com seus seguidores (e escute eles também)
Fazer uma boa gestão de resposta com o intuito de ouvir as pessoas, usar caixa de perguntas e enquetes com questões que respondem ao que você precisa saber sobre o seu público, ajuda muito a encontrar as respostas de maneira mais precisa.
Seja direto e pergunte o que as pessoas mais gostam ou querem ver em suas redes sociais. Aproveite também as legendas para abrir espaço para que as pessoas possam emitir suas opiniões.
Quanto mais interação que vão além de likes em seu conteúdo, mais conhecimento você terá sobre o seu público.
05. Planeje o seu conteúdo (isso ajuda a ter clareza do caminho)
O mundo digital é um grande teste e isso precisa ficar claro. Tendo essa verdade como um fato, fica mais clara a importância do planejamento em sua estratégia de marketing político.
Crie um calendário de conteúdo onde você possa distribuir sua mensagem entre notícias que tornem seu perfil fonte de informação, fale sobre assuntos da atualidade que a sua audiência possa se interessar, atualize o andamento do seu trabalho, como projetos de lei e emendas, mostre os seus bastidores e acima de tudo seja autêntico e constante, esses dois últimos itens fazem uma grande diferença na construção da sua marca política.
Se tornar interessante e ampliar sua mensagem política no mundo digital, não tem nada a ver com sorte, é sobre estudo de público, constância de conteúdo e utilidade naquilo que você fala.
Pense nisso
Um abraço e até breve!
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