Se você está começando ou pretende atuar na área de Marketing Político no mundo digital esses livros vão te ajudar!
Quando eu comecei no Marketing Político, uma das primeiras coisas que busquei foi bibliografia sobre o tema, acredito que quando lemos um livro, temos a oportunidade de acesso à essência do conhecimento do autor, ou seja, é como se fosse uma maneira de acessar seus pensamentos a cada página.
Muito do que sei e também dos resultados que objtive no marketing político digital de deputados, prefeitos e vereadores, se deve aos ensinamentos vindos desses livros.
Mas antes de abrir a minha lista de ouro, quero também te dar algumas dicas de leitura para que você além de manter o bom hábito, ainda consiga encaixá-lo em sua rotina. Com planejamento e consciência do que você precisa, fica mais fácil cumprir aquela meta de livros que você sempre deixa esquecida no canto da memória.
Como ler mais livros de marketing político:
O que você precisa saber para ter mais resultados?
A primeira coisa é você saber qual é o tipo de conhecimento ou assunto você precisa saber ou adquirir. Partindo desse direcionamento, fica mais fácil buscar o título que além de atrair a sua atenção, fará você saber exatamete o que precisa para ter mais resultados no marketing político digital e também fora do mundo online que é a política mais tradicional, chamado de política e chão.
Você prefere livro de papel ou digital?
Saber qual é a sua preferência de leitura pode parecer detalhe, mas ajuda a terminar livros e isso por si só já é um grande argumento.
Outro ponto é que a segunda pior coisa que pode acontecer com um aspirante a leitor habitual é começar um livro e não terminar. A primeira pior coisa é ler e não assimilar nada do que foi escrito.
Por isso, saber se você prefere um livro de papel para riscar e anotar, ou um e-book que pode ser facilmente aberto em vários dispositivos é uma forma de te ajudar no hábito da leitura.
Ambos tem suas vantagens e desvantagens, mas o maior ganho está em você saber o que te traz mais satisfação. Se você gosta do que faz e como faz, a probabilidade de estabelecer um hábito aumenta consideravelmente.
Quanto tempo você vai levar para ler o livro que escolheu?
Essa talvez seja a coisa mais consciente que você vai fazer para saber se a sua lista de leitura será realmente cumprida. Aprendi esse truque há alguns anos e nunca mais deixei de aplicar ele no começo de cada leitura. Funciona assim:
Calcule a média de leitura por página. Depois disso multiplique pelo número de páginas que em um livro e converta esses minutos em horas e assim você saberá o tempo que levará para ler o livro todo. É uma forma bem realista para saber quanto tempo você precisa se dedidar para terminar sua leitura. Vamos a um exemplo:
Imagine que você leva 2 minutos por página e o livro tem 165 páginas. Faça a seguinte conta:
165 (páginas)/2 (minutos de leitura por página) =82,5 (minutos para ler o livro todo).
82,5 minutos convertidos em horas 1,375 ou seja, vou levar pouco mais de uma hora e meia para ler o livro todo.
E agora que você já sabe os meus macetes, vamos a minha lista de ouro do marketing político digital, lembrando que essa lista é muito pessoal e você pode construir a sua. Essa é a base do meu conhecimento literário na área e não existe certo ou errado. Nessa lista pessoal, adquiri um conhecimento específico de cada título que farei questão de também compartilhar com você:
1. Casos & Coisas - Duda Mendonça
Leitura de fácil compreensão e extremamente humanizada, com esse livro, você saberá como atua e também se sente em vários momentos, profissionais de bastidores de campanha.
Em vários momentos você se sente dentro da história e aprende por meio da trajetória de Duda como é atuar com Marketing Político em Campanhas Eleitorais.
O que aprendi: Que independente de qualquer coisa, você deve ser autêntico. É aí que mora o seu verdadeiro poder para ser reconhecido. Ser um profissional autêntico no mundo digital, faz uma diferença imensa para ser notado.
2. Palavras que funcionam - Dr. Frank Luntz
Vou ser honesta com você, esse é um tipo de "livro grosso" que você precisa ir parando para assimilar cada aprendizado pois, cada página carrega tanto conhecimento sobre construção de discursos políticos, que você com certeza levará mais tempo do que sua média de leitura para terminar esse livro.
O que aprendi: Que tudo tem seu tempo para ser dito, que não é o que você diz, mas o que a pessoa entende que importa, que a ordem das informações importa muito para construir um discurso ou narrativa vencedora.
3. Jogos de Poder - Dick Morris
O livro faz análise de diversas campanhas, tanto as vitoriosas, quanto as fracassadas para ensinar estratégias para elaboração de campanhas. O livro mostra como políticos norte-americanos como Winston Churchill, Abraham Lincoln e George W, Bush conquistaram poder dividindo inimigos e conquistando aliados.
O que aprendi: Que qualquer pessoa que queira fazer carreira na política e ganhar visibilidade no digital, tem que compreender que outros vieram antes e que um estudo da história pode evitar muita dor de cabeça.
4. Emoções Ocultas - Antonio Lavareda
O autor foca no conceito de neuromarketing para mostrar como atuam candidatos em campanhas eleitorais no quesito emoções, que no contexto de hoje, são grandes armas de conquista de voto. O livro também fala sobre a importância de pesquisas e alianças políticas para mobilizar emoções em futuros eleitores por meio da construção de narrativas que "falem ao coração" (emocional) das pessoas.
O que aprendi: Que o ser humano é emocional e saber trabalhar com o cérebro humano no marketing político digital pode tanto ser uma ferramenta poderosa, como uma arma de destruição em massa.
5.Pós-verdade e Fake News - Mariana Barbosa
Esse é um compilado de autores que por meio de seus artigos, tentam apontar caminhos para a compreensão de fake news e pós-verdade. Perguntas como Fake News definem eleições e como desconstruir uma Fake News são alguns dos artigos desse livro.
O que aprendi: Que no mundo digital nem sempre a verdade prevalece. O like e o compartilhamento reinam, quando o assunto é disseminação falsa ou confirmação mesmo que não verdadeira daquilo que as pessoas acreditam.
6.Comunicação Política o oxigênio da democracia - Carlos Manhanelli
Um dos livros mais completos sobre o tema, o autor mostra com uma linguagem clara o que faz um assessor de imprensa, como construir uma mensagem clara, como divulgar o trabalho político, como preparar o político para entrevistas e como fazer um planejamento de comunicação de sucesso.
O que aprendi: Que a comunicação é o oxigênio da política e se você parar de fazer (respirar) acaba morrendo por asfixia (ostracismo político).
7.Novo Manual de Marketing Político - Gaudêncio Torquato
Lembro exatamente quando li esse livro. Era um final de ano pós-eleições e eu precisava fazer um orçamento para mandato que se iniciaria no próximo ano. O livro me deu a base necessária para saber como desenvolver o escopo do meu trabalho, além de me explicar de forma clara a diferença entre marketing eleitoral e marketing político permanente e de sustentação.
O que aprendi: Que quanto mais definido for o seu escopo de atuação, melhor você consegue apresentar seu trabalho ao político. Mas isso só é possível se você realmente conhecer as diferenças de atuação do Marketing Político.
8.Batalha Final - Chico Santa Rita
De todos os livros da trilogia que eu gosto muito, esse é o meu queridinho, justamente por ser no meu ponto de vista o mais prático para a realidade do marketing político digital.
Nele Chico Santa Rita mostra por meio de exemplos práticos, como usar a internet para mobilização e engajamento e a importância da repetição de uma mensagem dentro da narrativa política.
O que aprendi: Que uma boa estratégia se faz nos detalhes e que para cada contexto existe uma forma de fazer marketing político.
É claro que existem inúmeros outros livros que eu não citei aqui, e talvez justamente aquele que você estava esperando, não apareceu na lista.
Por isso reforço mais uma vez, essa lista foi construída a partir de uma visão pessoal e da trilha de conhecimento literário que optei construir baseada nas minhas necessidades de aprendizado.
Sugiro que você também procure construir o seu próprio caminho, ou se inspirar nessas sugestões que comprovadamente me trouxeram resultados.
Nem todos os livros que citei aqui você vai encontrar à disposição para vendas em grandes sites. Por isso vou deixar aqui as formas como compro meus livros:
Amazon é sempre minha primeira opção:
Se não encontro busco no Estante virtual que é um "marketplace" de sebos do país
Dificilmente você não vai encontrar o que procura, tendo esses dois sites como busca.
No mais desejo a você uma excelente leitura!
Um abraço e até breve!